Por que? Como?

Posted: segunda-feira, 16 de julho de 2012 by Rayana in
0

Por que devo ler a bíblia? Bem, primeiro a bíblia não é um livro comum, como os de aventuras e romances a que custamos ler, a bíblia é a palavra de Deus, são fatos reais de vidas que mudaram e que continuam provocando mudanças mesmo depois de milhares de anos dos fatos lá narrados. Segundo, a bíblia é um guia, ela nos ensina a como guiar a nossa vida, como  tomar decisões sábias que nos farão bem mais tarde. Terceiro que, só podemos conhecer a Deus através da leitura da Palavra, e por não conhecermos a Ele não sabemos o que é certo ou errado e tomamos decisões que nos prejudicam. (Oséias 4:6)

Por que a bíblia parece tão chata de se ler?
É necessário entender que a bíblia não é, nunca foi e nunca será algo chato. Ela te transforma de dentro para fora. A leitura da bíblia se torna chata e cansativa porque escolhemos os momentos errados para lê-la. Se você está na sua casa, todo entediado, por falta de internet, ter o que fazer ou assistir e decide ir ler a bíblia é claro que isso vai se tornar chato. Ler a bíblia necessita concentração, você deve lê-la com vontade, experimente começar a ler quando chegar na sua casa depois do culto. Mas não esqueça: nada de pegar ela pra ler “porque não tem nada pra fazer” faça com vontade, amor e fome de conhecer mais a Deus.

Como devo ler a bíblia?
Comece lendo alguns versículos pela manhã ao acordar, no meio da tarde e antes de dormir, separe horários, comece aos poucos, 15 minutos, depois 30, 45 e por aí vai, aos poucos sua vontade de ler mais fará com que minutos passem a serem horas. Deus reconhece nossos esforços e em tudo nos abençoa.  (II Crônicas 15:7)

Por onde começar a ler?
Bem, antes de tudo ore antes e peça sabedoria a Deus para que ele abra seus olhos espirituais e sua mente para um melhor entendimento da Palavra. Eu tenho uma bíblia de estudo (Bíblia Anotada – Mundo Cristão) e nela tem umas dicas que gostaria de compartilhar com vocês sobre por onde começar a leitura da Palavra: “Se você nunca estudou seriamente a bíblia, poderá sentir-se mais à vontade lendo um dos livros mais pequenos do Novo Testamento, talvez I Tessalonicenses, ou Filipenses, ou I João. Se quiser começar com um dos Evangelhos, leia a vibrante narrativa que Marcos fez da vida de Cristo. Se gostar de ação, experimente o livre de Atos.  – Seja qual livro que escolher, leia-o inteiro, a princípio, e depois estude-o detalhadamente antes de começar um outro.” Na minha opinião o livro de Atos é uma ótima escolha, às vezes por já conhecermos meio ‘de cabeça’ a história de Jesus e seus milagres, começar por um dos evangelhos pode se tornar repetitivo para nossa mente, isso aconteceu comigo, porém não podemos deixar de lado os evangelhos, pois são muito importantes para conhecer mais a  Jesus Cristo, a pessoa que devemos nos espelhar,  e o Seu caráter. Mas enfim, você escolhe, o importante é começar.

5 dicas da Ray –
Vou dar algumas dicas (mas você escolhe como proceder com sua leitura ou estudo da forma que for melhor pra você) de como ler e estudar a bíblia melhor. 1 - Se possível utilize duas bíblias, por exemplo, aquela com a tradução mais original de João Ferreira de Almeida, e uma NTLH que possui uma linguagem mais atual, e compare alguns versículos que te deixem confuso, com essa comparação você consegue compreender melhor o que ‘tal’ versículo quer dizer ou significa. 2 – Tenha sempre um dicionário em mãos, algumas bíblias colocam o significado de algumas palavras no rodapé das páginas, mas é sempre bom ter um dicionário a mão, caso não entenda o que uma palavra significa. 3 – Faça esboços, anotações, sobre o livro que está lendo como resumos ou que está entendendo, anote ou grife os versículos que mais te chamaram a atenção. Após terminar esse livro, volte a seus esboços, anotações para compreender melhor o quanto essa leitura contribuiu e o que entendeu dela. 4 – Pesquise mais. No curso de teologia ministerial que faço, aprendi que para compreendermos melhor algumas passagens, precisamos entender o contexto do povo e cidade mencionados na bíblia, dessa forma podemos trazer isso para o nosso contexto atual e compreendermos.  5 – Sempre ore antes e após a leitura, isso além de aumentar a seu comprometimento com a oração, traz o auxilio de Deus na sua leitura e compreensão da Palavra. Por fim, deixe Deus ministrar ao seu coração através da Palavra e mudanças certamente ocorrerão na sua vida.

Que Deus te abençoe sempre!

0 comentários: