SER O AMIGO QUE QUEREMOS TER.

Posted: segunda-feira, 6 de agosto de 2012 by Unknown in
1


Estive pensando durante esses dias na importância de se ter amigos.

Sabe aquela hora em que você precisa de um ombro para chorar? Aquela hora em que você necessita de alguém para ser o seu confidente, para te falar a verdade, alguém para abraçar e alguém para briga
 (porque não?). Então, isso acontece com pessoas de Deus também… Acontece comigo, acontece contigo, aconteceu com Jó (Jó 19:21), com Paulo (2Tm 4:10, 11)…Enfim, todos nós precisamos de amigos. Já dizia o sábio Salomão: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; [...]” (Ec 4:9-12).
Sinto que Deus me presenteia constantemente com amigos, pessoas em quem posso confiar para falar sobre minhas dúvidas quanto à caminhada com Cristo, pessoas que me fazem rir nos momentos em que a tristeza vem bater à porta do meu coração, amigos que me chamam pra passear quando me sinto sozinho e aqueles que abrem os meus olhos quando estou ofuscado por alguma coisa que me afasta do querer de Deus para a minha vida. Os verdadeiros amigos são grandes presentes de Deus para nós. \o/

E é sobre eles que venho falar através deste pequeno texto. Não só os que podemos ter mas, principalmente, o amigo que DEVEMOS ser.

Para que possamos entender qual tipo de amigo devemos SER, vamos procurar saber o tipo de amigo queremos TER. Estejam atentos a essas duas chamadas:

1ª Chamada: Que levantem a mão todos aqueles que querem sentir-se MAL!


…  -cri, cri, cri,cri-

Como assim? Ninguém?

É óbvio que não queremos! Não desejamos ter ao nosso lado pessoas que nos desmotivam, que agem com falsidade, pessoas que nos traem, que demonstram preocupação conosco apenas por outros interesses. Não queremos ter por perto pessoas que nos machucam com palavras, que nos magoam com atitudes, que nos incentivam a desobedecer a Deus, pessoas que nos desrespeitam, enfim… Não gostamos e nem consideramos essas atitudes, como atitudes de pessoas amigas.

2ªChamada: Que levantem a mão, apenas os que querem sentir-se BEM!

-\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/-… E até eu levantei a mão aqui! rs

Somos sentimentais! Somos carentes! Somos humanos! Desejamos afeto, afagos, demonstrações de carinho, queremos nos sentir capazes. Necessitamos de palavras de incentivo. Precisamos, e muito, de apoio para prosseguir na carreira da fé em Cristo. Precisamos receber amor sem fingimento. Desejamos ouvir a verdade, com delicadeza e queremos ver atitudes que nos inspirem e demonstrem lealdade. Não queremos e nem podemos estar sozinhos, mas, acima de tudo, desejamos estar BEM acompanhados. Enfim… Queremos pessoas com esses tipos de atitudes ao nosso redor, queremos ter esses tipos, e são esses os que chamamos de AMIGOS.
 Agora…
Para qual das duas chamadas você levantou a mão?

Se você foi um dos muitos que levantou a mão na segunda chamada, se você é um daqueles que deseja sentir-se bem, você está convidado a fazer com que as pessoas se sintam bem. Você está convidado a SER o amigo que você deseja TER. É necessário que cada um de nós olhe para as nossas atitudes diante de nossos amigos (e até os não-amigos) e avaliemos, se gostaríamos de ter a nós mesmos como amigos.

EU QUERO ser amado, mas… Será que EU SOU amoroso?
EU QUERO receber carinho, mas… Será que EU SOU carinhoso?
EU QUERO (e mereço) ser respeitado, mas… Será que EU RESPEITO?
EU QUERO que sejam verdadeiros comigo, mas… Será que EU SOU verdadeiro com eles?
EU QUERO estar bem acompanhado, mas… Será que EU SOU uma boa companhia?
EU QUERO ter bons amigos, mas… Será que EU SOU um bom amigo?

Nosso desafio, como cristãos, é pensar em SER antes de pensar em TER. Nosso desafio é ser 
como Jesus foi.

Vivemos em uma sociedade que deseja TER tantas coisas, RECEBER tantas coisas, tantas demonstrações, homenagens, gestos de amor e carinho. Mas esta mesma sociedade, não tem a menor vontade de SER o que esperam dela, muito menos de DAR o que seu próximo necessita. O mundo é egoísta. Já ouvi e fiz muitas vezes os seguintes questionamentos: “Se ele não me respeita, porque eu devo respeitá-lo?” “Se ele não faz por mim, porque eu devo fazer por ele?” “Se ele não é, porque eu devo ser?”… E tudo isso, enquanto os ensinamentos e o exemplo de Jesus Cristo nos dizem exatamente o contrário, afinal, nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. Que sejamos LUZ neste mundo ESCURO. Que sejamos SAL nesta terra SEM SABOR.

Queridos, queridas… Se ser cristão é ser um pequeno Cristo, eu (na condição de cristão) não posso esperar por uma atitude amistosa do outro para poder ser um bom amigo. Não posso me dar ao luxo de esperar a atitude de amor do próximo para poder demonstrar amor por ele, até porque, se todos apenas esperarem quantos serão bons amigos de fato? Que a diferença comece em nós, amados.

Se Cristo, que é merecedor de toda glória, a Si mesmo se humilhou e primeiro nos amou, sendo nós ainda pecadores. Quanto mais nós que somos inferiores (e muito) a Ele, e que, diante de outros homens não somos melhores. Estamos devendo gestos de amizade ao nosso próximo. Que tal começarmos a pagar esta dívida agora? Preciso ser o amigo que quero ter.


Amigos são presentes de Deus. Seja você mais um desses presentes! Você consegue!


1 comentários:

  1. Anônimo says:

    É verdade, sempre fazemos o bem a quem faz por nos, sendo que a Palavra de Deus nos manda a devolver o mal com o bem.